domingo, 17 de outubro de 2010

VERDADE... “Que é a verdade?” (João 18,38)

Certa vez, fui chamado a ajudar dois irmãos (filhos dos mesmos pais) que estavam brigando entre si. Era coisa séria: ameaças e agressões físicas e verbais, processos na justiça um contra o outro, enfim, muito triste.

Quando comecei a intervir, percebi que, tanto um lado, quanto o outro estavam - ao mesmo tempo - certos e errados.

Certos no querer, errados no proceder.

Certos em querer que suas "necessidades" fossem satisfeitas, mas errados
em esperar que outra pessoa - tão fraca e limitada quanto a primeira - pudesse fazê-lo; Percebi que ambos levavam uma vida distante de DEUS. Não estou dizendo somente pelo fato de serem pessoas que pouco - ou nada - fazem para participar de uma Missa ou um momento de oração. Estou falando de pessoas que se esquecem - não me pergunte como - de que somente em DEUS mora a verdade.

Então lembrei-me da pergunta que Pilatos fez a Jesus: “Que é a verdade?” (João 18,38)

Naquele momento, percebi que muitas pessoas já morreram e ainda morrem hoje, com o pretexto de estar defendendo a verdade.

Compreendi então que a Verdade, por ser o que é, não depende de nossa defesa… A Verdade não precisa que travemos guerras - pessoais ou entre os povos - por sua causa.

A Verdade, por sua essência, sempre prevalece pois ela tem um forte aliado: o tempo.

A Verdade não sucumbe ao tempo, pelo contrário, sob o seu efeito, se firma e se torna cada vez mais forte…

Então, percebi que nossa relação com a Verdade deve ser bem simples… Ao contrário de tomarmos “posse” do direito e dever de defendê-la, devemos nos aliar a ela.

Simples não?

Tenho aprendido que basta sermos aliados da Verdade e buscarmos incansavelmente o dom da paciência para suportar o tempo…

Conhecendo a Verdade, ela nos liberta.

O que é a verdade? DEUS é a Verdade!

Na prática, considerando o caso que citei acima, eu corria o risco de tomar partido e me aprisionar em algo que depois seria penoso para me libertar. Pode parecer covardia, mas não é, pois é preciso ter coragem para apontar o caminho. Pricipalmente diante de grandes turbulências.

Esperei e colhi um amadurecimento que hoje partilho:

A Verdade, não depende nem precisa em nada de nós. Nós precisamos e dependemos dela; A verdade não pode ser aprisionada. Ela é livre e gera liberdade; A única maneira de usufruirmos dos benefícios da Verdade é nos tornarmos aliados dela.

Deus te abençoe!!!

https://www.facebook.com/dielson.lopes

Nenhum comentário: